Oficiais são homenageados no aniversário de 50 anos do 13º BPM
O 13º Batalhão de Polícia Militar realizou na última sexta-feira (22) uma solenidade em comemoração ao seu aniversário de 50 anos. O evento ocorreu no quartel da unidade, no bairro Novo Mundo, em Curitiba. Na comemoração alguns Militares Estaduais, civis, entidades públicas e privadas receberam a medalha comemorativa “Heróis da Radiopatrulha” que foi instituída para homenagear a contribuição e auxílio prestados à unidade.
Também foram entregues medalhas de Menção Honrosa e medalhas de 10, 20 e 30 anos por bons serviços prestados. A Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR) foi representada no evento pelo Presidente, Coronel Izaías de Farias, que destacou a importância do 13º BPM pela sua atuação e por ser uma Unidade de vanguarda ao implantar a primeira unidade de radiopatrulha do Paraná.
“O 13º BPM se destaca por ter sido o Batalhão que deu origem ao radiopatrulhamento motorizado, sendo considerado historicamente como uma das Unidades mais operacionais da PMPR. É diferenciada por também por realizar o patrulhamento de uma área bastante conturbada de Curitiba, na região Sul, locais com índices históricos de criminalidade e atualmente nos 14 bairros que atua. A Associação parabeniza aos Oficiais e praças que fazem o 13º BPM ser uma Unidade de destaque no Paraná”, disse o Presidente da ASSOFEPAR.
“Vários Oficiais e praças da ativa e da reserva foram homenageados. Também os ex-Comandantes do 13º BPM, com destaque para o Coronel Sérgio Manoel Masteck Ramos, que foi o primeiro Comandante da Unidade e o Coronel Wilson de Almeida Garrett, que assumiu o comando na sequência”, disse o Coronel Farias, ao descrever as homenagens prestadas durante a solenidade e mencionar os Oficiais que foram Comandante-Geral da PMPR.
História do 13
O 13° BPM originou-se do policiamento de radiopatrulha (RP), implantado na PMPR em 1968. Esse policiamento era realizado por um esquadrão motorizado do Regimento de Polícia Montada (RPMon). Em 1971 esse policiamento foi ampliado e adquiriu autonomia, passando a denominar-se Corpo de Policiamento Rádio Motorizado (CPRM). O CPRM iniciou suas atividades com quatorze viaturas interligadas a uma Central de Operações, atuando em toda a cidade de Curitiba.
No ano de 1976 o CPRM passou a designar-se como 13° Batalhão de Polícia Militar, com responsabilidade pela área sul de Curitiba, passando também a atuar nos Municípios de Campo Largo, Araucária, Contenda e Balsa Nova. Entretanto, com a criação e ativação do Batalhão Metropolitano (17º BPM), em 1991, esses Municípios foram desmembrados para essa OPM.
A nomeação atual da OPM foi dada em 2005, passando a denominar-se Batalhão Ten.-Cel. Pedro Plocharski, em homenagem ao seu Subcomandante, morto em uma ação criminosa enquanto respondia pelo Comando da OPM. A área de responsabilidade territorial do 13º Batalhão abrange toda a região sul de Curitiba, sendo constituída por quatorze bairros, tendo uma população de aproximadamente 490 mil habitantes. A OPM está dividida em quatro Subáreas, sendo elas de responsabilidade das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Companhias, bem como a estrutura do projeto denominado UPS Tatuquara.
A unidade foi laboratório para a implantação do SISCOP, em 1998, implantação do BOU (Boletim de Ocorrência Unificado), em 2004. Conta com cartórios de Termos-Circunstanciados da PMPR em Curitiba, o que facilita e agiliza o serviço do rádio patrulheiro, conta com o pioneiro projeto da “Segurança Social”, metodologia inovadora para consolidação da Polícia Comunitária, numa verdadeira gestão comunitária da segurança pública, denominado Formando Cidadão, presente na OPM desde 1995.