Um dos principais benefícios que a Associação dos Oficiais propicia à Classe que representa, é a formação e sedimentação da identidade coletiva, combatendo o individualismo que fragiliza a Oficialidade.
Por natureza, sob o ponto de vista funcional, a Classe dos Oficiais é segmentada nos níveis hierárquicos, turmas, quadros, regiões de atuação e as condições de atividade, reserva e reforma. O Desafio da Associação dos Oficiais é unir os Associados, como requisito para o fortalecimento e valorização da Classe.
Diariamente dezenas de proposições legislativas são apresentadas na Assembleia Legislativa, assim como na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Muitas destas propostas repercutem de alguma maneira nos direitos, interesses ou prerrogativas dos Oficiais. Daí a necessidade de que essas matérias sejam continuamente acompanhadas, as ameaças e oportunidades sejam identificadas oportunamente.
Individualmente, cada um de seu modo, no seu momento, com a sua estratégia, com os seus interesses, têm pouca expectativa de obtenção de resultados favoráveis. Daí a importância de que a Classe dos Associados seja representada, de forma coerente, consistente e consequente, na defesa dos seus interesses, nas diferentes esferas e instâncias de poder, especialmente junto ao Poderes Executivo e Legislativos.
Por vezes a via judicial pode se mostrar a alternativa mais indicada para a defesa de direitos e legítimos interesses da Classe dos Oficiais. Para esses casos, Associação mantém uma Assessoria Jurídica que pode ser acionada a qualquer momento, sempre que a Oficialidade estiver sofrendo algum prejuízo ou na iminência de sofrer.
Em tempos de globalização e, integração e conectividade, é importante que a Classe dos Oficiais paranaenses mantenha constante intercâmbio de informações e experiências com outras Corporações Militares Estaduais, assim como organismos policiais do Brasil e exterior.
Nas suas complexas atividades profissionais, os Associados se deparam eventualmente com a necessidade de uma orientação técnica jurídica, ou com os serviços de uma Advogado para o acionamento da via judicial. Para esses casos, a Associação dos Oficiais mantém contrato com Assessoria Jurídica, que dará o devido atendimento, até mesmo por telefone, e-mail ou WhatsApp.
A Associação dos Oficiais tem seu foco na representação e defesa de direitos e interesses. Mesmo assim, recebe eventualmente propostas de empresas que se dispõem a conceder vantagens aos Associados. Nesse sentido, todos os benefícios são bem-vindos e muitos convênios são firmados em prol dos Associados.
Por meio da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENEME, à qual a ASSOFEPAR é filiada, a Classe dos Oficiais paranaenses contribui para os enfrentamentos necessários, que se estabelecem diariamente no Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, ou outros organismos do Governo Federal, sempre que as prerrogativas, direitos e interesses dos Oficiais do Brasil são ameaçados.
Parte-se do pressuposto de que uma classe forte tende a fortalecer a corporação e, que esta, sendo fortalecida, tendo também a fortalecer o seu efetivo. Dessa forma, a Associação dos Oficiais, nos termos das decisões dos seus Conselheiros, tem atuado de modo a preservar e fortalecer as Corporações Militares Estaduais.
Uma vez ciente dos desafios contemporâneos, sendo fortalecidos e valorizados coletivamente, cada um dos Oficiais paranaenses tem melhores condições de orientar seus subordinados e apoiá-los nas diferentes dificuldades e dúvidas que eventualmente tenham sobre o cenário politico estadual e nacional, bem como possível reflexo nas suas vidas profissionais.