Nota de apoio
A Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná - ASSOFEPAR, por decisão dos seus Conselhos, vem a público manifestar seu apoio aos Militares Estaduais que deram atendimento, em data de ontem (07/04/16), à ocorrência policial militar envolvendo integrantes do MST na região de Quedas do Iguaçu/PR.
Importante destacar que os Militares Estaduais são a única classe profissional que atende os chamados de emergência da população paranaense, em todos os municípios desta Unidade Federativa, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Responsáveis pela preservação da ordem pública e pela manutenção dos poderes constituídos, os Militares Estaduais enfrentam os diferentes conflitos de interesse, de complexidades variáveis e com desdobramentos muitas vezes pouco previsíveis.
Mesmo nessas circunstâncias, cumprindo o juramento que fazem ao ingressar na Corporação, os citados profissionais cumprem a sua missão. As decisões que envolvem vida e morte precisam ser tomadas em frações de segundo, observando estritamente a legalidade.
Repudiamos e reagiremos a posicionamentos tendenciosos, preconceituosos e açodados, que desrespeitem os fundamentos constitucionais da presunção da inocência e do devido processo legal, assim como qualquer ataque que venha a comprometer a segurança da população paranaense.
Temos convicção de que as investigações já iniciadas através do competente Inquérito Policial Militar, que terá o acompanhamento do Ministério Público do Paraná, serão realizadas com toda seriedade, isenção e competência.
Reafirmamos nosso apoio aos Militares Estaduais que atuaram no referido episódio e ficaremos atentos a quaisquer manifestações que maculem suas condutas ou o nome da Corporação.
Cel. PM RR Izaías de Farias
Presidente da ASSOFEPAR.