Cresce o número de Oficiais com mestrado e doutorado na PMPR
Oficiais mestres e doutores, outros mestrandos e doutorandos. O oficialato da Polícia Militar do Paraná tem se especializado cada vez mais, com membros desenvolvendo estudos científicos em diversos campos do conhecimento, tais como direito, administração, políticas públicas, áreas da saúde, educação, ciências sociais, geografia, política, engenharia civil e outras engenharias, matemática, gestão urbana, educação física, informática, entre outros.
Militares Estaduais que, além de receberem o amplo processo de formação policial e bombeiro militar em nível de excelência, com o Curso de Formação de Oficiais, têm a oportunidade de realizar cursos de especialização, aperfeiçoamento e a modalidade de instrução regular. Alguns desses Oficiais, com o interesse no desenvolvimento nas áreas da pesquisa científica, docência superior e desempenho de ações de gestão e de projetos institucionais, têm se empenhado na busca de novos horizontes no âmbito acadêmico em cursos strictu sensu, que lhes concedem os títulos de mestres e doutores.
Atualmente são 28 Oficiais com mestrado, sendo 22 Policiais e seis Bombeiros. Já os doutores são seis (cinco PM e um BM). Mas o número de Oficiais com os títulos de mestres e doutores vai aumentar significativamente nos próximos meses, uma vez que mais dezessete estão com suas pesquisas em andamento. São sete doutorandos, e outros dez mestrandos.
Pesquisa realizada pelo Tenente Rafael Gomes Sentone encontra relação do crescimento de aproximadamente 200% no número de doutores e de 40% na quantidade de mestres, com a mudança na Lei de Promoções de Oficiais, sancionada em dezembro de 2015, quando os títulos acadêmicos passaram a pontuar nas promoções do Oficialato (Lei nº 18.659/2015, que altera dispositivos da Lei nº 5.944, de 21 de maio de 1969).
Mas quem são esses Oficiais, quais são as suas linhas de estudo e de que forma eles colocam ou pretendem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em suas pesquisas? A Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR) vai mostrar o trabalho desses Oficiais, bem como as respectivas importâncias para a segurança pública, para a Corporação e para a Classe.
Todo esse trabalho e de que forma ele vem sendo desenvolvido são tema de uma série de matérias especiais, Mestres e Doutores: a produção científica dos Oficiais, que será divulgada nos próximos dias.