Associação dos Oficiais
Policiais e Bombeiros
Militares do Estado
do Paraná

Notícias

28.06.2015

CPI da violência contra jovens negros e pobres e o ciclo completo de polícia participação da Feneme

No dia 25 de junho (quinta-feira) oficiais policiais-militares ligados à FENEME atuaram na audiência pública da CPI da Violência contra jovens negros e pobres da Câmara dos Deputados em Brasília.

 

O tema da audiência Pública foi o Ciclo Completo de Polícia como instrumento para diminuição da violência.

 

Falaram na ocasião os Oficiais, Coronel PMESP Miller (Diretor de Assuntos Parlamentar da FENEME), Tenente Coronel PMSC Martinez (ACORS-SC) e Major BMRS Specht (ASOFBM-RS), os quais ressaltaram como funcionam as polícias, quanto ao ciclo completo, no mundo, como isso colaboraria para melhorar os serviços de segurança pública à sociedade e as  experiências com seus resultados positivos nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul onde há anos é elaborado o Termo Circunstanciado na constatação de delitos de menor potencial ofensivo, ou seja, o ciclo completo de polícia nestes casos.

 

A audiência estendeu-se por mais de três horas com a manifestação também de representantes das entidades representativas do Ministério Público Federal e Estadual, dos Policiais Rodoviários Federais, da base da Polícia Federal e da Polícia Civil, dos Peritos Criminais e dos Delegados de Polícia (Federal e Civil).

 

Finalmente houve a manifestação de parlamentares, dentre os quais destaca-se o Deputado Federal Major Olímpio - SP e Deputado Federal Subtenente Gonzaga - MG.

 

Ao Final o Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Deputado Federal Reinaldo Lopes-MG, manifestou-se no sentido de que provavelmente incluirá no relatório final da mesma comissão o Ciclo Completo de Polícia para todas as instituições policiais como estratégia para diminuição da violência contra jovens negros e pobres.

 

Acompanharam a audiência:  Presidente, Vice-presidente e Diretor de Assuntos Institucionais da FENEME, Coronel Marlon PMSC, Tenente Coronel Ronaldo PMMG e Coronel Aboud BMDF, respectivamente, além de Oficiais ligados a várias assessorias e entidades de Oficiais das Polícias Militares da PMDF, da PMESP, da PMGO, da PMMG, da PMMS e da PMTO.

 

Fonte: http://www.feneme.org.br/pagina/1287/cpi--violecircncia-contra-jovens-negros-e-pobres---ci