Coronel Maurício Tortato assume o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná
Foi realizada nesta quinta-feira, 21 de maio de 2015, a solenidade de passagem do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná, ocasião em que o Coronel Cesar Vinícius Kogut passou a função ao Coronel Maurício Tortato.
A solenidade contou com a participação do Governador do Estado do Paraná, Carlos Alberto Richa, do Comandante da 5ª Divisão de Exército - General de Divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonel, do Comandante da Artilharia Divisionária, General de Brigada Flavio Marcus Lancia Barbosa, do Secretário Chefe da Casa Militar - Coronel Adilson Castilho Casitas, do Secretário Interino de Estado da Segurança Pública - Delegado da Polícia Federal Wagner Mesquita, do Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás e Presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais PM e CBM (CNCG), Coronel Sílvio Benedito Alves, do Presidente da ASSOFEPAR, Coronel Izaías de Farias, além de outras autoridades militares e civis.
Em seu discurso de despedida o Coronel Kogut destacou a importância da harmonia entre os vários segmentos da Polícia Militar e da valorização do trabalho em equipe. Ressaltou que passa para a inatividade com o respeito dos integrantes da Corporação, de cabeça erguida e com o sentimento da missão cumprida. Agradeceu ainda o apoio das entidades de classe, com destaque para a ASSOFEPAR.
O Coronel Sílvio, Presidente do CNCG, colocou-se à disposição do Coronel Tortato como novo Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná. Em referência ao Coronel Kogut, destacou o espírito de liderança, a lealdade e honradez que inspiraram os Comandantes-Gerais do todo o Brasil.
O Deputado Estadual Pedro Lupion afirmou que o Coronel Kogut sempre defendeu a Corporação e os amigos mesmo que isso lhe custasse a posição que ocupava. Agradeceu pelo trabalho, dedicação e por nunca ter falhado quando o Estado precisou do seu trabalho. Falou ainda que o Coronel Tortato é uma unanimidade na PMPR e desejou sucesso.
O Governador Beto Richa em seu discurso enalteceu a PMPR. Afirmou com ênfase o seu respeito ao Coronel Kogut. Destacou o empenho, a dedicação e a lealdade para com o cidadão paranaense. Falou sobre o tempo em que o Coronel Kogut permaneceu no Comando Regional de Londrina e que honrou a farda que veste e deve ser respeitado por isso. Em relação ao Coronel Tortato, destacou o seu compromisso com a polícia cidadã.
Falou sobre o evento do dia 29 de abril. Mencionou que os soldados foram agredidos por pessoas infiltradas na manifestação, dando causa ao confronto. Citou que o evento foi meticulosamente pensado por interesses políticos para desgastar a imagem do Governador. Enfatizou a necessidade de se intensificar a polícia comunitária, e encerrou sua fala enaltecendo a Instituição por sua capacidade de adaptação aos diferentes desafios.
A ASSOFEPAR deseja felicidades ao Coronel Kogut na sua passagem para a Reserva e o parabeniza pela forma honrosa como agiu, defendendo a Polícia Militar, assumindo suas responsabilidades sem apego ao cargo e por fortalecer a Corporação com a união dos Coronéis da Polícia Militar do Paraná em torno do mesmo objetivo.
A ASSOFEPAR deseja ao Coronel Mauricio Tortato, sucesso em sua importante empreitada, que assume o Comando-geral da Corporação em um momento delicado, mas de união da Oficialidade jamais vista na Instituição que renderá bons frutos à segurança pública paranaense.
Avante PMPR!
Conselho de Administração Provisório da ASSOFEPAR.