Batalhão de Polícia de Trânsito chega aos 67 anos e ASSOFEPAR participa da solenidade
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) comemorou seu aniversário de 67 anos com solenidade na sede da Unidade, nesta quarta-feira (20). O evento foi prestigiado pelo Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR), Coronel Izaías de Farias.
Durante o evento houve a entrega da medalha “Mérito do Trânsito Urbano” e de certificados a parceiros do Batalhão. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas ex-Comandantes do BPTran, Oficiais e Praças da corporação, além de convidados. Representando o Comando da PMPR, participou da cerimônia o Subcomandante-Geral da corporação, Coronel Antônio Carlos de Morais.
O BPTtran
A data oficial da criação do BPTran, foi publicada em Boletim Geral nº 049, de 28 de fevereiro de 1952, com o nome de Serviço de Guarda Sinaleiro de Trânsito da Polícia Militar, sendo o então 1º Tenente Reinaldo José Machado, o seu primeiro Comandante.
Posteriormente, de acordo com o Decreto Governamental 16.313, de 27 de Outubro de 1964, o Batalhão de Sinaleiros de Trânsito passou a denominar-se Batalhão de Controle de Tráfego (BCT). No início de 1971, ficou adido ao BCT, o Corpo de Polícia de Estabelecimentos de Ensino, em virtude de seus componentes desempenharem funções correlatas em estabelecimentos de ensino da capital.
Em 17 de Julho de 1973, foi criado o Pelotão de Motociclistas, com a finalidade de realizar o policiamento motorizado de trânsito e o serviço de batedor e de segurança aproximada, quando do deslocamento de autoridades, comboios e da realização de competições desportivas e desfiles.
Posteriormente, conforme a LOB (lei de Organização Básica da PM), Lei nº 6.774, de 8 de janeiro de 1976, o BCT passou a denominar-se Batalhão de Polícia de Trânsito, ficando subordinado ao Comando do Policiamento da Capital, atual 1º Comando Regional de Polícia Militar do Paraná.