• CONTENT

Notícias

01.10.2025

ASSOFEPAR participa de Reunião com a FENEME

Nesta quarta-feira (01/10/2025), Conselheiros da Assofepar participaram de reunião virtual com a diretoria da Feneme e de Associações de militares estaduais de diversas as Unidades da Federação, no intuito de alinhar conhecimentos e traçar estratégias atinentes à tramitação da PEC 18/2025 - que trata de alterações constitucionais na estrutura da segurança pública (alcunhada PEC do Caos).

Lembramos que, após intensa mobilização nacional - com destacada atuação dos associados da Assofepar -, nesta semana foi aprovada a admissibilidade de duas emendas substitutivas à PEC que visam seu aperfeiçoamento, preservando competências e diminuindo a probabilidade de conflitos entre instituições.
 
Na reunião de hoje ficou evidente que a PEC do caos representa mais uma investida contra as instituições militares estaduais, como muitas outras que já ocorreram.
 
Rememoramos que, por diversas vezes foram apresentados projetos de lei e de alterações constitucionais, inclusive com viés de extinção das policiais militares, as quais não progrediram, por ter ficado evidente que isso seria extremamente danoso para a segurança pública e para a sociedade brasileira.
 
A estratégia mudou! Agora se pretende elevar o status de outra instituição, criando conflitos de competência e concorrência na execução do policiamento ostensivo. Alertamos: isso será absolutamente danoso para a sociedade e para todos os militares estaduais, ativos e inativos, praças e oficiais, policiais e bombeiros, que estarão sujeitos a impactos negativos em suas carreiras e remunerações.
 
Sendo assim, há necessidade premente de união entre todos para o devido esclarecimento de nossos integrantes, associações, representantes políticos e de toda a sociedade.
 
Em breve pretendemos divulgar as próximas ações necessárias para que a referida proposta de alteração constitucional não provoque prejuízos aos militares estaduais, especialmente à segurança pública, incluindo-se mobilizações junto ao Congresso Nacional.
 
É indubitável que, quanto maior a harmonia e a sinergia dos poderes constituídos e das instituições que operam na defesa da sociedade, haverá mais ordem pública e paz social que todos almejam.
   
Reiteramos que continuaremos atentos e atuantes no fito de garantir a manutenção de direitos e prerrogativas de nossos associados, sempre no objetivo maior de proteger a família militar.

Indicar PARA UM AMIGO
Comentários
Deixe seu comentário

INDIQUE UM AMIGO
Ops,
essa matéria é restrita para associados.
Faça seu login para ler
associe-se esqueci minha senha

Utilizamos em nosso site informações de sua navegação conforme nossa política de privacidade.