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14.02.2019

Aplicativo pioneiro de atendimento a emergências aberto à população da PMPR agora disponível também para sistema iOS

 

Foi lançado na última segunda-feira (11) o APP 190 – Emergência Paraná para o sistema iOS. O aplicativo já está disponível para a população que utiliza dispositivos com o sistema operacional Android desde outubro do ano passado. Durante a apresentação sobre como funciona o app, foi divulgado um balanço dos quatro meses de funcionamento do aplicativo, que está em uso em Curitiba e Região Metropolitana.

 

https://www.assofepar.org.br/pmpr--pioneira-no-brasil-em-aplicativo-de-atendimento-a-emergncias-aberto--populao

 

Cerca de 17 mil pessoas (sendo 83 com deficiência auditiva) já baixaram a ferramenta que busca agilizar o atendimento ao cidadão, acompanhando a evolução tecnológica.
Um comparativo de outubro a dezembro dos anos 2017 e 2018 e de janeiro de 2018 e 2019 aponta que houve redução no número de ligações recebidas pelo telefone de emergência 190 e também de ocorrências geradas após lançamento do aplicativo nas áreas atendidas, no dia dois de outubro de 2018.

 

“Essas reduções devem-se ao fato de o solicitante entrar em contato uma vez só com a PM via aplicativo, após isso monitora sua ocorrência e vai conversando com o atendente 190, não necessitando estabelecer novo contato como é pelo sistema tradicional [o telefone 190], ou seja, é preciso ligar a cada vez que quer algum feedback sobre a solicitação”, explica o Oficial que é um dos Chefes de Operação do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), Capitão Claudio Prus.

NÚMEROS – Desde o início do funcionamento do aplicativo no sistema Android até o dia dois de fevereiro foram registradas pela ferramenta 1.429 ocorrências (sendo 1.092 por perturbação do trabalho ou sossego alheio, 59 pediram abordagem de suspeitos, seguido por lesão corporal/violência doméstica [49], assim por diante). O município que mais registrou ocorrências via aplicativo foi Curitiba com 976, depois Colombo com 92 e depois São José dos Pinhais com 81, seguidos por outros 13.

Se comparados os meses de outubro de 2017 e outubro 2018 houve redução de 12% no número de ligações recebidas pelo 190 e também de 12% no de ocorrências geradas. Isto é, caiu de 141.509 para 124.550 o número de ligações e de 32.102 para 28.405 o de ocorrências geradas. Se comparados o mês seguinte de cada ano, a redução foi de 11% para ligações recebidas (caiu de 147.234 para 131.131) e de 10% para ocorrências geradas (desceu de 33.077 para 29.700).

A maior redução, porém, foi registrada no comparativo dos meses de dezembro em relação ao número de ligações recebidas, ou seja, caiu de 156.093 para 128.782 (-17%). Já a redução do número de ocorrências geradas, na análise deste mês, foi de apenas 4% (caiu de 34.912 para 33.672).